quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Sobre comprar apto na planta.. saiu o habite se ...

Se alguém aí estiver na dúvida entre comprar um apartamento na planta ou não, fica a minha dica: NÃO COMPRE! Ou melhor, compre somente se você tiver dinheiro suficiente para pagar à vista e, mesmo assim tenho as minhas dúvidas.
Mas como a realidade da maioria é comprar um apê na planta justamente para ter tempo de juntar o dinheiro e da entrada e conseguir financiar uma parte do valor, vou ser bem sincera, NÃO COMPRE, ou então compre um imóvel com o preço muito abaixo do valor que você pode pagar. 
Digo isso porque o marketing usado para vender o imóvel na planta é que você paga bem mais barato porque conforme as etapas da construção vão sendo concluídas o imóvel vai valorizando e etc. BLÁH! Esse papinho só vale se o cliente pagar à vista tá? Porque pra quem vai ficar  pagando as parcelinhas relativas a "entrada", saiba que todo mês tem o reajuste do INCC. Esse reajuste passa despercebido enquanto você está pagando as parcelas mensais mas você percebe a relevância dele logo na primeira intermediária. Sim, porque sempre as intermediárias são parcelas maiores e os "jurinhos" se revelam rsrsrs. Ah!  e se, por acaso, a construção do seu imóvel atrasar um pouquinho você se ferrou rsrsrs.  É, porque as construtoras tem  180 dias após a data prevista do término da obra para entregar o imóvel e, se a obra atrasar e precisar usar os 180 dias, você vai continuar tendo o valor do seu apê sendo reajustado pelo INCC.  DETALHE, o INCC sempre tem um PICO durante o ano e, se a construtora atrasar a obra e vc der o azar de pegar esse pico, se prepare para ter o valor do seu apê bem mais alto do que o esperado. 
RESUMINDO, não tem muita vantagem rrsrs.
No caso do meu apê foi assim, a obra terminaria em junho mas atrasou e a construtora terminou tudo agora em novembro. Em agosto houve um PICO no INCC  e o valor do saldo devedor aumentou cerca de 20 mil reais em um mês rsrsrs. Sabe, a sorte é que eu e meu noivo compramos o apê de 47m2 justamente pelo preço, porque a idéia é quitar o mais rápido possível mas se nós tivéssemos comprado o apê de 3 dormitórios, que na época já era bem mais caro do que o de dois, nós estávamos ferrados pois seria muito mais difícil de financiar o apê. 
Parece um absurdo né? Mas não! No meu condomínio tem muita gente querendo fazer o distrato do contrato ou vender o apto justamente porque já sabe que não vai conseguir financiar. As pessoas que fizeram consórcio, contavam com uma carta de crédito no valor inicial do apê, considerando os reajustes normais, só que não contavam com os picos do INCC  e nem com os meses de atraso da obra, com isso a dívida do apê está maior do que a carta de crédito e esse pessoal terá que conseguir um empréstimo já que o banco não vai aceitar fazer financiamento, uma vez que essas pessoas já estão comprometidas com uma dívida grande.
Olha, ainda vou fazer um post detalhando com tudo o que a gente paga considerando os atrasos das obras,  não li isso em lugar algum e se tivesse lido, talvez eu não compraria um apê na planta rsrsrs.
Ontem saiu o habite se do meu apê ( FINALMENTE) mas tem algumas coisas que terei que pagar e eu nem sei, só sei de coisas que o pessoal do próprio condomínio fala pelo Whats. Aliás, eu só sei que saiu o habite se porque esse mesmo pessoal ligou para a prefeitura e nos contou. Se dependesse da construtora eu estaria sem informação nenhuma até agora. É um absurdo!!!
Agora estou esperando as cenas dos próximos capítulos e feliz por eu e meu noivo sempre "darmos os passos bem menores do que as pernas".  Graças a Deus, há tempos meu financiamento está pré aprovado em dois bancos ( Itaú e Santander) mas estou orando para que consigamos financiar pela Caixa Econômica Federal que tem juros bem menores.
Vou registrar tudo na minha cabeça e escrever detalhadamente aqui para que outras pessoas não caiam em ciladas.

bjinhus

8 comentários:

  1. Oi Ju , nossa que cilada! Eu mesma não sabia disso , pensava que comprar apartamento na planta era um ótimo negócio! Antes de comprar nosso terreno quase compramos um ap na planta , e realmente a propaganda é das melhores , ainda bem que desistimos , porque era num home cub com três quartos , ja pensou íamos ter que devolver kkkkk , Abraços bela e boa sorte na próxima etapa

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que podiam subir o preço dps, q absurdo!!!! Valeu pela dica.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, concordo totalmente com voce. Eu dou o mesmo conselho a minhas amigas.
    Acredito que não é um bom negocio, a não ser que tenha o valor a vista

    Beijos adorei o post
    http://meucantinhomeuape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Pati! Dói no coração ver seu dinheirinho indo embora! rsrsrs
      bjinhs

      Excluir
  4. Oi Ju, que difícil, né? Eu e meu noivo financiamos uma casinha já pronta, mas já estou tendo alguns probleminhas tbm, isso me aborrece um pouco, mas faz parte da vida, né? No meu caso, casa com o tempo começa a surgir problemas tbm... Tem que ter calma e resolver... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao Ju!!! Acho que nada se compara com apto na planta. As construtoras são pilantras master rsrsrsr

      bjinhus

      Excluir