sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Planejando as finanças

E aí que tenho percebido que as pessoas não sabem administrar o seu dinheiro. Tenho muito amigos e a maioria deles tem numerosas dívidas intermináveis. Sinceramente, eu não consigo viver com dívidas, é claro que algumas dívidas são necessárias como, por exemplo, o financiamento de um imóvel mas há dívidas que fazemos por não sermos racionais e organizados ou simplesmente por orgulho. Sim, orgulho! E acreditem o orgulho é o principal fator de muitas dívidas por aí, duvidam? Então pensem um pouco e respondam: Quantas vezes você foi na manicure mesmo quando estava sem emprego? Quantas vezes você foi ao cabeleireiro fazer uma escova progressiva mesmo sem ter recebido o seu salário e ter pago todas as contas? Quantas vezes por semana você vai almoçar com os amigos do trabalho no rodízio de comida japonesa ou naquele restaurante mexicano ca- rér- ri- mo e precisou pedir para o seu colega passar no cartão de crédito dele porque você não tinha dinheiro!? Quantas vezes você precisou trocar de celular e comprou aquele celular daquela marca TOP famosa mesmo na versão mais antiga, pagou uma fortuna e teve que parcelar em milhares de vezes? Será que aquele celular tinha todas as funções necessárias pra você? Ou será que você comprou só para ostentar? Quantas vezes você preferiu comprar aquele pacote de viagem dando a desculpa que está estressada ao invés de pagar mais de uma parcela de uma dívida com o objetivo quita-la mais rapidamente e diminuir os juros? E o carro? Quantas vezes você foi trocar de carro e fez questão de comprar um carro popular ZERO mas colocou vários acessórios e financiou mesmo sem ter um real para dar de entrada? Você preferiu fazer um financiamento com parcelas de R$ 900,00 para a compra de um carro popular zero do que comprar um carro melhor seminovo completo pelo mesmo preço ou até mais barato? Se você faz tudo isso ou boa parte das coisas citadas acimas, muito provavelmente você tem problemas com o cartão de crédito. E sabe qual é a má notícia? Mesmo se você receber uma super promoção no trabalho e seu salário duplicar essa situação não vai mudar a não ser que VOCÊ mude. Cansei de ver amigos com dívidas homéricas e mesmo depois de um super aumento de salário as dívidas só continuaram, aliás, aumentaram junto com o salário. Eu e meu noivo somos muito organizados com as nossas finanças e isso nos trouxe muita prosperidade. Mas isso não significa que vivemos em um mar de rosas. A prosperidade financeira requer muita organização, disciplina e muito estudo. Para facilitar a organização financeira é preciso ter um objetivo e esse objetivo pode ser a compra de um apartamento, um curso no exterior ou simplesmente viver com mais tranquilidade com um dinheiro guardado rendendo bons juros. A partir daí, é focar no objetivo montando tabela de planejamento financeiro e seguir esta tabela a risca. É claro que, às vezes, surgem imprevistos e não conseguimos atingir nosso objetivo do mês, mas sempre tentamos ficar o mais próximo possível. Eu e meu noivo temos um esquema interessante, pois ele é um excelente administrador, ou seja, sabe planejar, fazer as tabelas, calcular os juros e fazer previsões financeiras já eu não sei fazer nada disso mas sou extremamente focada então, meu noivo planeja tudo mas tem muita dificuldade em seguir a tabela já eu sou mais focada e mantenho meu noivo na linha para evitar gastos desnecessários. Agora, não adianta nada ter um objetivo e fazer tabelas se você não está disposta a abrir mão de algumas coisas ou de diminuir um pouco o seu padrão de vida. Eu e meu noivo, abrimos mão de muita coisa para chegar no nosso objetivo, por exemplo, são raras as vezes em que eu vou almoçar com os meus colegas de trabalho. Prefiro comer na lanchonete do trabalho porque lá eu tenho desconto e pago pouco para comer. Durante um bom tempo eu e meu noivo não saíamos para jantar fora nos finais de semana, preferíamos ficar na casa dos nossos pais assim, ficaríamos mais próximos da nossa família e economizaríamos. Nem sempre isso é bom, às vezes cansa e irrita, mas temos sempre que olhar o lado positivo nas coisas e é por isso que ter um objetivo ajuda muito. Como eu tenho muita dificuldade em fazer tabelas e planejamento financeiro eu preciso estudar um pouco para ajudar meu noivo e aí vai uma super dica chamada GUSTAVO CERBASI. O Gustavo Cerbasi é um consultor financeiro e é autor de vários livros ensinando a fazer o planejamento financeiro e, dentre os vários livros do Gustavo destaca-se o: "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” que logo pretendo fazer uma resenha. Os livros do Gustavo são curtos e tem uma linguagem muito fácil de entender além de ter muitos exemplos o que facilita a compreensão. Espero em breve, mostrar pra vocês como é a tabela que meu noivo fez pra nós mas por enquanto quem quiser crescer financeiramente independente de ganhar um mega salário pode ir pensando em um objetivo e baixar alguma tabela que tem na internet para começar JÁ o planejamento financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário